DB Schenker comemora 45 anos de sucesso no Brasil

DB Schenker

Now That's Logistics.

August 7, 2018

A DB Schenker, líder global de logística, comemora com orgulho 45 anos oferecendo serviços de transporte e soluções em logística no Brasil. Desde 1973, a DB Schenker ocupou uma posição de destaque no mercado local, apoiando a indústria e o comércio através do embarque global de mercadorias via transporte terrestre, aéreo e marítimo, logística integrada e gestão da cadeia de suprimentos.

A empresa cresceu para mais de 730 funcionários em 11 filiais localizadas em cinco estados do Brasil; Campinas, Curitiba, Embu, Guarulhos, Itajaí, Paranaguá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo (HO) e Viracopos. Além disso, parceiros dedicados em sete estados brasileiros; Parceiros: Belo Horizonte; Brasília; Fortaleza; Manaus; Recife; Salvador; e Vitória para ampla cobertura de mercado.

“Aqui na DB Schenker Brasil, passamos por muitas mudanças e exploramos muitas novas oportunidades durante nossos 45 anos de história”, diz Roberto Moreno, Managing Director Brasil. “Mantendo altos níveis de segurança, integridade, qualidade, respeito e padrões de sustentabilidade, conseguimos crescer e alcançar um número recorde de funcionários locais nas mais de quatro décadas que operamos no Brasil”.

Crescendo e evoluindo

Nos últimos 45 anos, a DB Schenker cresceu e evoluiu junto ao Brasil – um país crítico para muitas das cadeias de fornecimento do mundo.  Com sede na cidade de São Paulo, o provedor de logística estabeleceu-se no país com o objetivo de trabalhar com as diversas empresas multinacionais e indústrias que estavam fazendo negócios nesse mercado forte e emergente.

“Começamos com os serviços de transporte aéreo e marítimo, focando no trabalho com embarcadores que estavam importando seus produtos para o Brasil”, diz Roberto Moreno, Managing Director da DB Schenker Brasil.

Ao longo dos anos, e apesar das desafiadoras mudanças políticas e econômicas, a DB Schenker ampliou sua presença no mercado brasileiro. “Os altos e baixos sempre exigiram ações e reações imediatas para manter a empresa no rumo certo”, diz Moreno. “Pode-se considerar que nossos principais fatores de sucesso foram flexibilidade, inovação e uma equipe de gestores extremamente proativa.”

Combinados, esses fatores suportaram o crescimento da DB Schenker – isso enquanto apoiou uma ampla gama de indústrias e centenas de transportadoras individuais. É claro que esse nível de cobertura nem sempre é fácil de gerenciar. A DB Schenker tem enfrentado seu desafios no mercado brasileiro, onde a infraestrutura de transporte é uma questão constante.

“Os portos e aeroportos são gargalos constantes para os importadores e exportadores brasileiros”, diz Moreno, que aponta a capacidade limitada de receber, carregar / descarregar contêineres; área de armazenamento limitado no aeroporto; e greves que incluem autoridades alfandegárias e brasileiras, como alguns dos principais obstáculos que as empresas enfrentam.

“Cuidar das demandas de nossos clientes exige muita criatividade e flexibilidade”, diz Moreno, observando que a DB Schenker mantém parcerias com os principais stakeholders nos portos, aeroportos e com as autoridades brasileiras. Também procura continuamente alternativas e possibilidades diferentes para seus clientes – focando sempre em soluções logísticas mais rápidas e econômicas.

“Tempos difíceis sempre são boas oportunidades de inovação”, diz Moreno. “Os últimos três anos foram especialmente desafiadores, com o cenário econômico ruim do Brasil e a redução do volume de embarques na maioria dos setores.

“Durante o recente período de recessão, pensamos em como manter a empresa saudável e, ao mesmo tempo, atender às demandas de nossos clientes”, diz Moreno, líder de uma equipe responsável pelo lançamento dos seguintes novos serviços; resultantes dessas sessões de brainstorming:

Distribuição Nacional:  Para se tornar uma empresa de caminhões no Brasil, a DB Schenker obteve as licenças e aprovações necessárias das autoridades locais e agora é uma “Empresa de Caminhões” oficial, emitindo seu próprio conhecimento de embarque completo com cobertura de seguro, gerenciamento de risco e com uma equipe de especialistas dedicados. “Para apoiar nossas operações em um nível altamente profissional, contratamos um gerente de distribuição nacional e adquirimos um TMS para melhor controle das operações, impostos e visibilidade completa da cadeia de fornecimento”, diz Moreno. “Agora podemos cobrir 100% do país, distribuindo veículos, bens de consumo, produtos químicos e outros produtos, com uma média de 1.100 entregas por mês.”

Logística Integrada:A DB Schenker já contava com quase todos os serviços dedicados à da cadeia de suprimentos (desembaraço aduaneiro, distribuição, etc.), mas o meio dessa cadeia estava “vazio” e deixara uma lacuna importante a preencher. “Uma das peças mais importantes do quebra-cabeça estava faltando”, diz Moreno. Trabalhando com suas equipes regionais e globais, a DB Schenker Brasil conquistou sua primeira operação de armazenagem e distribuição em 2017. “Começamos em nossas operações de armazenagem em janeiro de 2018 com nosso próprio pessoal e administração”, diz Moreno, “operando uma área de 50.000 SF em um local estratégico na região de São Paulo. Ambos os produtos foram muito importantes e estratégicos para a empresa e consolidaram nossa posição como um parceiro forte e competitivo para nossos clientes”.

O Futuro

Olhando para o futuro, Moreno diz que sua equipe tem metas de crescimento ambiciosas que poderiam ser apoiadas por uma aquisição local no futuro próximo – sempre com o foco geral no aumento do portfólio de serviços locais da DB Schenker. “Estamos investindo em tecnologia e digitalização globalmente”, acrescenta ele, “e estamos confiantes de que estaremos preparados para continuar atendendo e superando as expectativas de nossos clientes por mais de 45 anos”.

Agradecemos imensamente todos os nossos clientes pela confiança em nossos serviços durante os últimos 45 anos!

Fale conosco!

Tem alguma pergunta? nos envie uma mensagem.