EY elenca ‘hot topics’ no âmbito da ‘Last Mile Delivery’ da Logística Urbana

Cargo Revista

LOGÍSTICA 

A EY divulgou as temáticas mais quentes do momento em termos de last mile delivery no sector da Logística Urbana, com base num recente executive breakfast com actores nacionais chave nesta área (organizado pela EY no âmbito da 3ª edição do ‘Beyond – Portugal Digital Transformation’), «um sector em profunda transformação na era digital», aponta a referência global, sediada em Londres.

Segundo antevê a EY, a Logística Urbana sofrerá, nos vindouros anos, «grandes alterações» que acrescentarão muita importância à «articulação entre os vários players do ecossistema para endereçar o desafio específico do last mile delivery, no decorrer da Transformação Digital».

As peças do puzzle do last mile delivery são conhecidas e as soluções futuras de mercado passam muito por que enquadramentos regulatórios serão definidos e pela incorporação com sucesso de tecnologia já existente que satisfaça as necessidades específicas de cada modelo de negócio», esclarece a EY, através de um comunicado ao qual a Revista Cargo teve acesso.

É expectável, refere a EY, que o impacto do congestionamento de tráfego e foco no corte de emissões poluentes mantenha a pressão nos custos da operação logística, tendo as autoridades públicas «um papel preponderante» na definição do enquadramento regulatório apropriado. Simultaneamente, a exigência galopante dos consumidores relativamente à rapidez e flexibilidade das entregas «reforçam o desafio dos players de last mile delivery».

Quais são, então, em tempos de digitalização acelerada e ecossistemas de elevada conectividade múltipla, os grandes desafios last mile delivery no sector da Logística Urbana?

1. A comunicação eficaz com o cliente é crítica para uma melhoria da experiência end-to-end

As principais frustrações dos clientes finais são, essencialmente, a recepção de encomendas danificadas e a baixa rapidez e eficácia da comunicação com a distribuidora. A experiência do cliente é, cada vez mais, um factor crítico para o sucesso das empresas. No entanto, o desafio é crescente, dado o aumento das expectativas e exigências dos clientes finais.

2. O futuro enquadramento regulatório traz significativas incertezas relativamente ao potencial modelo de negócio e operativo do last mile delivery

Não existe uma incerteza geral relativamente ao futuro do last mile delivery, mas sim uma incerteza específica, por exemplo quanto ao futuro enquadramento regulatório que, naturalmente, terá impacto no last mile delivery. Esta incerteza retrai, assim, o potencial investimento nesta área.

3. e-commerce e os meios de transporte e distribuição suaves terão um impacto significativo na experiência de last mile delivery

O crescimento do e-commerce e as emissões zero são as principais tendências a impactar o sector da logística urbana. Por um lado, o potencial do e-commerce em Portugal atingir níveis de volume similares a outros países europeus trará a necessidade de desenvolver soluções para uma gestão eficiente e eficaz das entregas de encomendas. Por outro lado, a tendência das distribuidoras optarem por meios suaves de transporte e distribuição é já uma realidade, seja para atender às crescentes expectativas dos consumidores como pelo aumento da eficiência da gestão dos custos de logística.

4.       Os principais enablers tecnológicos com impacto no last mile delivery estão também a causar disrupção em todo o ecossistema de mobilidade e sectores adjacentes

Os movimentos tecnológicos como Internet of Things, robotização, veículos autónomos, marketplacesblockchainwarehouse managing systems e inteligência artificial foram identificados como tendo maior impacto na necessidade de repensar os modelos de negócio actuais de last mile delivery. Concretamente, o crescimento das plataformas de e-commerce, a tendência de robotização dos processos de suporte das empresas e a aplicação das tecnologias de inteligência artificial terão impacto significativo nos futuros modos de transporte e distribuição e no aumento da eficiência operacional ao longo da cadeia de valor.

5. A coordenação entre os players da cadeia de valor permitirá capturar oportunidades e sinergias, sendo crítico o papel de cada um no fomento de um ecossistema eficiente

Foi identificado um elevado potencial para explorar de oportunidades de coordenação entre players alavancadas na geração e captura de sinergias ao longo da cadeia de valor. A cooperação entre os diversos players – operadores, autoridades municipais e regulatórias, distribuidoras, plataformas tecnológicas, retalhistas, entre outros – é crítica para que o ecossistema de mobilidade urbana seja mais eficiente.

6. Os modelos de entrega focados na facilitação dos modos de transporte suave e no cumprimento das expectativas crescentes do consumidor serão os principais drivers de disrupção no last mile

Entre os modelos de entrega com mais potencial futuro para o desafio de last mile delivery destacam-se os micro centros de distribuição e os terminais de parcelamento seguro com cacifos inteligentes. A optimização das infraestruturas de suporte ao modelo futuro da logística urbana é crítica para possibilitar a implementação de modelos de negócio assentes em modos de transporte suave.

A 3ª edição do Beyond vai continuar nos próximos meses, com encontros sectoriais nas várias áreas estratégicas para Portugal, como Mobilidade, Energia Reinventada e Indústria.

Paralelamente às conferências, decorrerão ainda sessões Think Thank e Executive Breakfasts que irão promover o debate em torno de diversos temas como a Sustentabilidade na Saúde, Indústria 4.0, Futuro do Retalho e Turismo na Era Digital são alguns exemplos das temáticas a abordar.

Na Conferência Final, agendada para o início de Junho, serão divulgados casos de sucesso e apresentadas as melhores estratégias pessoais, empresariais e políticas, identificadas pela consultora, nesta era digital.

Fonte: https://revistacargo.pt/ey-elenca-hot-topics-no-ambito-da-last-mile-delivery-da-logistica-urbana/

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