Governo reduz preço do frete em até 5,3% após queda do diesel, diz ANTT

Por G1 — Brasília

 

Nova tabela com preços dos fretes foi publicada no 'Diário Oficial da União' desta quinta-feira. Pela regra, tabela muda quando preço do diesel tem oscilação superior a 10%.

O governo publicou no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (22) os novos preços para o frete de cargas, com uma redução que varia de 1,2% a 5,32%.

De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), a alteração da tabela com os pisos mínimos de frete ocorreu por conta do disposto na Lei 13.7032 – que instituiu a política nacional de pisos mínimos para o transporte rodoviário de cargas.

lei determina que a tabela seja reajustada sempre que preço do óleo diesel tenha oscilação superior a 10%. "A redução varia de 1,2% a 5,32%, dependendo do tipo de carga e da distância percorrida", informou a ANTT, por meio de nota à imprensa.

De acordo com a nova tabela, o preço mínimo do frete para carga geral caiu de R$ 2,16 para R$ 2,11 até 100 km, considerando um caminhão com três eixos. (confira as novas tabelas ao final da reportagem)

 

Tabela de fretes

A tabela de fretes foi instituída por uma medida provisória (MP) editada pelo presidente Michel Temer numa tentativa de por fim à greve dos caminhoneiros. Pelo texto da MP, caberá à ANTT definir os preços.

Em 30 de maio, a agência publicou a primeira tabela, que gerou críticas de transportadoras e até do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Ele argumentou, na ocasião, que os preços haviam dobrado.

Com a polêmica, a ANTT editou uma nova tabela, mas os preços foram criticados pelos caminhoneiros, o que fez a agência voltar a praticar os valores da primeira tabela.

 

Valores

Veja abaixo a tabela da ANTT, por cargas:

Tabela de frete — Foto: Reprodução DOU

Tabela de frete — Foto: Reprodução DOU

Tabela de frete — Foto: Reprodução DOU

Tabela de frete — Foto: Reprodução DOU

Tabela de frete — Foto: Reprodução DOU

Fonte: G1

 

Fale conosco!

Tem alguma pergunta? nos envie uma mensagem.