O que significa a sigla TMS?

TMS (Transportation Management System), conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte ou ainda Sistema de Gestão de Transporte e Logística.

O que é TMS - Sistema de Gerenciamento de Transporte?

TMS (Transportation Management System), conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte ou ainda de Gestão de Transporte e Logística, é um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição.

Um TMS permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada. O TMS é um sistema desenvolvido em módulos que podem ser adquiridos pelo cliente, consoante as suas necessidades.

CONHEÇA O E-CARGO DA SIGNA, A MELHOR SOLUÇÃO EM TMS.

Um TMS controla os processos de um transportador, abrangendo as áreas comerciais, operacionais, sac, seguros, faturamento, financeira e logística. Um TMS visa ser integrado com um sistema de ERP, desta forma ao emitir um CTe ou NFSe, por exemplo, a integração financeira, fiscal e contábil ocorrerá automaticamente

O TMS tem como finalidade identificar e controlar os custos inerentes a cada operação, sendo importante identificar e medir os custos de cada elemento existente na cadeia de transporte, a qual envolve não só o veículo em si, mas também a gestão dos recursos humanos e materiais, o controle das cargas, os custos de manutenção da frota e índices de discrepâncias nas entregas, bem como as diversas tabelas de fretes existentes (peso, valor, volume) apresentando o modelo que melhor se ajusta.

ALGUMAS FUNCIONALIDADES DE UM TMS

- Suprimentos - Controle de Fretes de Terceiros - Operação - Faturamento do Transporte

- Custos - Controle de Manutenção de Frota - Controle de Estoque - Planejamento

- Rastreamento - Expedição - Auditoria de Frete - Custos - Análise de Rentabilidade

As vantagens de um TMS

Um TMS permite obter o custo mínimo de operação, pois permite visualizar e controlar todos custos inerentes à gestão de transporte, controlar a qualidade dos serviços realizados interna e externamente ou por terceiros e estabelecer metas de qualidade conforme as necessidades.

O TMS também aumenta a disponibilidade da frota, prevendo possíveis problemas que possam ocorrer nas partes mecânica e eléctrica do veículo e informações detalhadas e de fácil acesso que permitem uma rápida tomada de decisão.

Para se ter uma ideia da importância da aplicação do TMS dentro de uma empresa é preciso saber quanto representa o custo do transporte. Numa indústria, o custo do transporte é, em geral, o segundo maior, ficando apenas atrás do custo de produção. Os encargos com o transporte variam entre 1/3 e 2/3 do total dos custos logísticos que englobam abastecimento, movimentação, armazenagem e distribuição.

O TMS É UMA SOLUÇÃO COMPLETA

A gestão de transportes controlada por um TMS é parte essencial de um sistema logístico. É a atividade responsável pelos fluxos de matéria prima e produto acabado entre todos os elos da cadeia logística. Utiliza grande número de ativos, que se encontram dispersos geograficamente, o que torna a gestão de transportes ainda mais complexa.

A alta complexidade gerencial, intensa utilização de ativos e a gestão sob um grande fluxo físico de produtos torna o transporte a maior conta individual de custos logísticos, que varia entre 1/3 (um terço) e 2/3 (dois terços) do total dos custos logísticos das empresas.

Desta forma, um bom gerenciamento de transportes pode garantir melhores margens para a empresa, através de reduções de custos e/ou uso mais racional dos ativos, e um bom nível de serviço para os clientes, através do aumento da disponibilidade de produtos, reduções nos tempos de entrega, entre outros benefícios.

Na gestão de transportes existem decisões a serem tomadas em três níveis na qual podemos citar nível operacional, nível tático e nível estratégico. O TMS visa auxiliar no planejamento, execução, monitoramento e controle das atividades relativas a consolidação de carga, expedição, emissão de documentos, entregas e coletas de produtos, rastreabilidade da frota e de produtos, auditoria de fretes, apoio à negociação, planejamento de rotas e modais, monitoramento de custos e nível de serviço, e planejamento e execução de manutenção da frota.

UM TMS É UMA SOLUÇÃO PARA TRÊS GRANDES GRUPOS DE EMPRESAS

- Empresas de transporte (transportadoras, operadores logísticos)

- Empresas que usam transporte próprio como apoio ao seu negócio

- Empresas que utilizam transportes de terceiros.

Um desafio de Operadores Logísticos, Transportadores e Embarcadores que terceirizam este serviço, é saber como utilizar de forma eficiente um TMS.

Além desse desafio, a gestão de transporte também vai exigir a definição de qual a melhor modalidade de transporte a ser contratada: Fracionada ou Fechada.

O TMS para o Transportador de Carga Fracionada

O transporte de cargas fracionadas é um modelo de frete que permite agrupar diversos tipos de produtos no mesmo veículo. Isso significa que o transporte das mercadorias acaba sendo uma opção mais econômica para os usuários, uma vez que é organizado em remessas menores para ocupar quase toda a capacidade do veículo.

Nele, a transportadora fica responsável por coletar uma carga compatível com o carregamento e por fazer a entrega das mercadorias até o consumidor final. Por ser considerado o frete com o melhor custo x benefício, o transporte de cargas fracionadas continua sendo a modalidade mais utilizada.

O TMS para a Carga Completa

O transporte de carga fechada basicamente é uma modalidade que ocupa totalmente o espaço de um veículo de carga. Nesta modalidade, a transportadora realiza a entrega da carga direto ao destino, sem a necessidade de fazer várias entregas ao longo do percurso.

Para ficar mais claro, uma transportadora realiza o transporte dos produtos de um Embarcador, ou seja, o local de produção do remetente, entregando em um CD ou em qualquer endereço destinatário.

Normalmente, a forma de uma transportadora cobrar por este serviço, é definida pelo tipo e tamanho do veículo que será usado para o tipo de produto que será transportado. Geralmente o valor é fechado prevendo o local de origem e o local de destino do transporte, mas é possível também compor este valor pela faixa de Km que o veículo vai percorrer.

Embarcador e transportador podem fechar um valor fixo para execução deste transporte, ou por um percentual da NF emitida pelo Embarcador, pode também definir um valor por tipo de produto a ser transportado ou até pelo peso transportado.

CONHEÇA O TMS E-CARGO EMBARCADOR

Quais as principais diferenças entre um WMS e um TMS?

Vamos esclarecer uma dúvida muito comum:  Qual é a diferença entre WMS e TMS?

A própria tradução das duas siglas já mostra a diferença entre esses dois sistemas.

WMS - Sistema de Gerenciamento de Armazéns

TMS - Sistema de Gerenciamento de Transportes

Enquanto o WMS visa à automatização dos processos de recebimento, armazenagem e expedição, o TMS garante controle máximo da operação de transporte - da expedição à entrega ao cliente. São controles muito complexos e que tratam etapas diferentes em logística.

Apesar da possível integração, é importante destacar que TMS nada tem a ver com WMS. Enquanto um WMS está centralizado no gerenciamento e gestão, avaliação da estocagem e controle de localização de itens armazenados, o TMS refere-se exclusivamente à gestão de transporte, ou seja, envolve documentação, gestão de manutenção de frota, disparo de alarmes contra desvios de rotas, controle sobre os tempos de paradas, cálculos automáticos de fretes e gestão de despacho.

Enfim, são várias peculiaridades que envolvem um WMS e um TMS, mas podem sim ser utilizados de modo integrado em benefício da logística, para garantir assim resultados cada vez mais aprimorados.

Quem pode usar um TMS?

Este sistema é flexível e atende às necessidades de transportadoras, embarcadoras, empresas que fazem o próprio transporte ou empresas que terceirizam este serviço (contratando as transportadoras). Ao contrário do que possa parecer, a tecnologia é fácil de usar e intuitiva, exigindo pouco tempo para a adaptação, por exemplo.

Conforme sua finalidade, o TMS nos transportes pode ser personalizado, pois a organização escolhe os módulos mais adequados as suas atividades. Por isso, esta solução é a mais indicada para todas as empresas de gestão de transporte.

Não dá para pensar em crescimento e geração de receita sem o uso desta tecnologia na logística. O investimento em um TMS na logística varia conforme às necessidades da organização e segmento, pois os módulos deste sistema são independentes, o que facilita a customização. Se for bem implementada, esta solução ajuda a controlar melhor os recursos materiais, monetários e humanos.

Variação de custo ao adquirir um TMS

O custo de um TMS varia de acordo com as necessidades da empresa e a sua área de atuação, já que os módulos são independentes. É interessante lembrar que se pode encontrar uma variedade de soluções no mercado, sendo necessário avaliar a real necessidade de determinados recursos disponíveis nos programas de TMS.

Um TMS é uma solução que, se for bem implementada, proporciona economias e maior controle dos recursos materiais, humanos e monetários na gestão do transporte, reduzindo, assim, os custos logísticos relacionados com o transporte, o qual representa uma parcela significativa de custos dentro da cadeia logística.

É conveniente entender que o TMS pode (e deve) ser integrado a ERP, CRM e outros módulos que otimizam o processo empresarial. O TMS também pode ser utilizado por Embarcadores para fins de auditoria de frete dos transportes contratados e ainda para a apuração da performance das entregas.

Signa Consultoria e Sistemas

Rodapé site Signa

logo signa

Entre contato com a signa

Endereço Rua Teixeira da Silva, 660 11° andar cj. 113 - Paraíso - São Paulo  - SP | CEP: 04002-909

Contato (11) 3466.5200

Email comercial@signainfo.com.br

Redes sociais Signa

Siga-nos Instagram Signa Instagram Signa Instagram Signa Instagram Signa Instagram Signa

Signa Consultoria - Todos Direitos Reservados